A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove em parceria da produtora Vi Produções e correalização da Prefeitura Municipal de Itabira, a 14ª edição do ViJazz Mineiro. O evento será realizado através de projeto aprovado nos Editais da Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais.
Essa edição online do ViJazz & Blues Festival acontecerá dia 13 de março, no palco do Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, destaca que Itabira mesmo no período de enfrentamento da covid-19, está entrando no circuito de grandes festivais de forma responsável.
“Essa ação é um início de um projeto em que grandes festivais terão Itabira como cenário e ampliação para o fomento cultural, gerando renda e empregos pelo setor. Esse evento chega ao município por meio da Lei Aldir Blanc estadual e que as parcerias não estão onerando o município e sim gerando receitas por meio do aluguel do Teatro e mãos de obra locais,” afirma o superintendente.
A primeira atração do festival será a banda Pop Class, o grupo atua há mais de 10 anos no cenário musical de Viçosa e região, sempre participando de grandes eventos. Para o ViJazz 2021 eles trazem um repertório eclético, passando pelo tango, Mpb, choro jazz e pop internacional. Respeitando a tradição da música instrumental, o PopClass apresenta arranjos próprios para temas, sempre enfatizando o caráter melódico de cada instrumento. O repertório é abrangente, incluindo, Tom Jobim, Milton Nascimento, Herbie Hancock, Astor Piazzola, entre outros.
A segunda atração é o cantor e instrumentista Joubert Costa, natural de Viçosa. O artista já participou de diversos festivais de grande prestígio, tais como: o “Brasilicatta Tour” (no sul da Itália), “Tudo é jazz” em Ouro Preto (MG), Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana (MG), Canta Fesp (Passos) e o antigo FECAVI (festival da canção de Viçosa).
Caetano Brasil será a terceira atração do dia, apresentando sua música instrumental autoral, acompanhado por Guilherme Veroneze (piano), Gladston Vieira (bateria) e Adalberto Silva (contrabaixo). “Cartografias”, indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria de melhor álbum instrumental é o segundo CD do grupo.
A inventividade de Caetano Brasil, firmada no choro contemporâneo, ganha corpo na performance realizada pelo quarteto. Para finalizar a noite de Jazz, o Teatro da FCCDA receberá um dos grandes símbolos da música mineira, Toninho Horta. Ele é guitarrista, compositor, arranjador e vencedor do Grammy Latino 2020 e mostrará sua habilidade, reconhecida mundialmente, com as seis cordas.
Itabiranos
O ViJazz tem como tradição sempre apoiar os artistas locais e desta vez não foi diferente, com vários artistas Itabiranos que contribuíram para engrandecer com musicalidade o evento. O contra baixista Saulo Carvalho tem presença garantida, assim como o guitarrista Glaucon Siqueira. As vozes ficam por conta dos cantores Jésus Henrique e Miss Garandi, além da cantautora e atriz Maria Baldaia, que fará a apresentação do evento como mestre de cerimônias. “A parceria da Fundação com grandes eventos possibilita a interação de artistas itabiranos com artistas renomados da cena musical mineira”, afirma Samuel Alves, Assessor Cultural da FCCDA.
As apresentações serão ilustradas pelo trabalho visual do artista Sérgio Ramos, em que as peças são criadas ao vivo, simultaneamente aos movimentos sonoros, e projetadas no fundo do palco. Sérgio, inclusive, é quem assina a identidade artística do ViJazz, desde a criação do festival. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo Youtube, no canal da FCCDA e o evento seguirá todos os protocolos de segurança em relação ao Covid.
Assista: www.youtube.com/user/VijazzBluesFestival ou www.youtube.com/fccda.
Deixe um comentário