FCCDA: 300 anos de Minas com a Semana Estadual de Incentivo à Literatura

Os 300 anos de história literária mineira serão comemorados em Itabira com a Primeira Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos. Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG), o evento gratuito aborda a efeméride de 300 anos de Minas Gerais, com programação virtual variada, de 19 a 23 de abril, mesclando atividades virtuais e presenciais.

As atividades propostas serão veiculadas em diferentes plataformas digitais das bibliotecas que aderiram à Semana de Incentivo à Literatura. Em Itabira, por exemplo, terão dois destaques na programação da semana estadual de literatura. Pela biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto, será exibido o vídeo de contação de histórias a partir do livro “As aventuras de João Surrinha”, do escritor itabirano João Camillo de Oliveira Torres.

A Biblioteca Pública Maria Julieta, exibirá um vídeo que mostra a interação entre de poesia e ciência em “O dia surge da água”, de Carlos Drummond de Andrade. O Poema cita o chafariz da Aurora que foi construído por Alfredo Duval, artesão especializado em obras sacras e eternizado por Drummond. De acordo com Gabriela Santos, do núcleo de acervo e pesquisa da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a Semana Estadual de Incentivo à Literatura será uma oportunidade para que o público conheça a diversidade do trabalho das bibliotecas.

“Com o impedimento de eventos no formato presencial, as bibliotecas adequaram-se as novas formas de interação e reformularam o acesso aos eventos culturais. Participar de ações como essas é de extrema importância para que as bibliotecas sigam cumprindo com seu compromisso de continuar mantendo o contato com os seus leitores, conquistando novos públicos, possibilitando o desfrute das ações e o contato com a literatura de forma segura”, pontua Gabriela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *