Itabira celebra o “Dia do Limoeiro”

Crédito: Fernanda Oliveira

Lei Municipal determina que em 28 de setembro, seja celebrado o “Dia do Limoeiro” em Itabira, uma referência ao Parque Estadual de mesmo nome, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), e com sede em Ipoema. O local recebe visita dos turistas de aventura, ou ligados a ecologia por todo o ano, e a cada dia, é mais procurado.

Sede do Parque Estadual Mata do Limoeiro. Crédito: Alex Amaral

O Parque Estadual da Mata do Limoeiro está inserido nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, abrigando rica variedade de fauna e flora, essencial para manter o equilíbrio ambiental, e abrigar espécies ameaçadas. A Mata do Limoeiro também foi momento de tensão e conflito. Em 1989 foi ameaçada de desmatamento, e sua proteção foi alvo de intensa discussão.

Crédito: Fernanda Oliveira

Além de sua importância ecológica, a Mata do Limoeiro encanta com suas cachoeiras e trilhas imersivas, atraindo turistas e promovendo o turismo na região. “Vamos aproveitar este dia para refletir sobre o valor inestimável desta área protegida, e nos comprometer com sua conservação,” cita a página oficial do Instagram (clique aqui).

Crédito: Fernanda Oliveira

Atrativos

Cachoeira do Paredão
Localizada a 3,3km da sede, requer caminhada moderada. A cachoeira é a mais visitada no parque. O acesso ao poço da queda é facilitado por corrimão e escadas.

Cascata do Limoeiro
Localizada a 3,4km da sede, oferece pequenas quedas d’água e é um dos atrativos mais acessíveis, assim como a Cachoeira do Paredão.

Cachoeira do Derrubado
Com cerca de 60m de queda d’água, é a cachoeira mais alta do parque. Apesar da beleza cênica, não é recomendado para banhos, devido à sua correnteza.

Corredeiras da Juventude
Acima da Cachoeira do Derrubado, possui poço adequado para banhos, mas requer atenção devido ao fundido. Esse atrativo foi aberto à visitação recentemente, e possui escada de acesso.

Gruta do Limoeiro
Acesso mais desafiador por trilhas, a partir da sede do parque. Ideal para estudos sobre rochas, solos e biomas.

Mirante do Gigante
Oferece vista privilegiada da região, acessível por uma trilha com trechos íngremes que demandam maior esforço.

Mirante do Campestre
Vista panorâmica do Morro Redondo e Cachoeira Alta, sem passar pela sede. O acesso é feito por veículos pela estrada de Ipoema, até São José do Macuco.

Salas Temáticas
Situadas na sede do parque e usada para abordagem de diferentes aspectos de educação ambiental, com fotos e exposições.

Recanto do Sossego
Nas proximidades da sede, atrativo natural mais próximo, oferecendo aos visitantes a chance de se conectar com a água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *