Vale amplia apoio a Lei Federal de Incentivo ao Esporte

Representantes da Vale e CBG com os atletas Arthur Nory, e Nicole Pircio. Crédito: Divulgação/Vale.

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou a ampliação do apoio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, de 26 para 29 Centros de Treinamento (CTs) em todo o Brasil. O anúncio foi feito durante a COB Expo. A empresa também patrocina o 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que ocorrerá em agosto, e que pela primeira vez, será realizado na América do Sul. Os CTs oferecem acesso gratuito a diversas modalidades da ginástica para cerca de três mil crianças entre cinco e 10 anos, ajudando a formar novos talentos e promover a inclusão social.

“Com o apoio da Vale, vamos realizar um projeto bem estruturado para democratizar a prática da ginástica e formar as novas gerações de atletas”, afirma Ricardo Resende, diretor-geral da CBG. Ele lembra também que, nove membros da seleção brasileira, incluindo a medalhista olímpica Julia Soares, começaram suas trajetórias em projetos sociais realizados pela confederação. O anúncio contou com a presença do medalhista olímpico Arthur Nory, e com Nicole Pircio, da seleção brasileira de ginástica rítmica, que realizaram aula especial, mostrando suas habilidades.

Fernanda Firgerl, gerente da Fundação Vale, reforça o compromisso da empresa com o esporte como ferramenta de transformação social. “A parceria com a CBG é uma oportunidade para levar para jovens e crianças valores como ética, disciplina e cooperação, garantir o acesso ao esporte de forma inclusiva e mudar vidas”, afirma. A Vale é a empresa que mais direciona recursos para projetos esportivos via Lei de Incentivo ao Esporte nos últimos três anos. Entre os territórios beneficiados pelos Centros do CBG está Minas Gerais, na cidade de Itabirito.

A parceria entre CBG e Vale teve início em 2023, quando a empresa destinou recursos para viabilizar a candidatura para sediar o 41° Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. A competição será realizada no Rio de Janeiro (RJ), de 20 a 24 de agosto de 2025. A escolha pela Federação Internacional de Ginástica consolida o Brasil como uma das grandes potências nesta modalidade. O Brasil possui 10 medalhas Olímpicas na Ginástica Artística. Nos Jogos Olímpicos de 2024, Barbara Domingos ficou em 10º lugar na final do individual geral da ginástica rítmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *