Equipamentos especiais da Cemig são usados em áreas de difícil acesso

Crédito: Divulgação/Cemig

O fenômeno “El Niño” tem causado tempestades severas em todo o Brasil e, como consequência, o sistema elétrico tem sido duramente afetado com a queda de árvores nas estruturas, descargas atmosféricas e arremesso de objetos na rede elétrica. Para agilidade no restabelecimento em situações como essa, principalmente nas regiões rurais, a Cemig investe continuamente em veículos e equipamentos modernos que auxiliam os técnicos em campo e agilizam nos atendimentos emergenciais e na manutenção preventiva no sistema elétrico.

Para atendimentos em áreas de difícil acesso, a Cemig tem à dois helicópteros para transportar técnicos e materiais, além de inspecionar com mais facilidade o sistema. Na última semana de 2023, por exemplo, uma dessas aeronaves foi utilizada para auxiliar as equipes de campo em áreas montanhosas e vegetação densa na Região Metropolitana  de Belo Horizonte (RMBH), fortemente castigado por tempestades. Fabio Lana, técnico do Sistema Elétrico da Cemig, avaliou o uso desse tipo de suporte para os clientes da empresa em toda a área de concessão.

Crédito: Divulgação/Cemig

“No ano passado, os helicópteros foram acionados cinco vezes para atendimento a emergências, somando aproximadamente 1.100 km de linhas percorridas na identificação dos fatores causadores de interrupção de energia elétrica. Foram realizados desde o voo de inspeção com técnicos até o transporte de materiais necessários, agilizando muito o restabelecimento do fornecimento de energia aos clientes”, afirma Fabio Lana. Para auxiliar as equipes de campo, a Cemig adquiriu, em agosto de 2022, 20 quadriciclos fora-de-estrada (UTV/Utility Vehicle Task).

Para adquirir esses veículos, a companhia investiu R$ 2,8 milhões. Sendo utilizado em serviços emergenciais para acessar onde não é possível chegar com caminhonetes 4×4, principalmente no período chuvoso. Os UTVs, além de levar os colaboradores em áreas de difícil acesso, também são importantes para o transporte de equipamentos e materiais.  As duas regiões com mais UTVs na área de concessão da companhia são: Leste e Zona da Mata, com quatro unidades cada. A Cemig possui também 770 veículos 4×4 para atendimento em áreas rurais.

Crédito: Divulgação/Cemig

“O UTV é utilizado em locais onde não é possível transitar com o veículo normal ou 4×4. Dessa forma, utilizamos o quadriciclo tanto para atendimento de clientes sem energia quanto para serviços de ampliação e construção de novas redes. Eles facilitam na instalação de postes em alto de morros e, também, para levar transformadores e outros materiais, facilitando o serviço das equipes de campo e reduzindo o tempo de atendimento das emergências”, destaca Delto Rodrigo Ambrósio, supervisor do sistema elétrico da distribuição da Cemig.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *