
Foto: Arquivo
O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas passa a exibir filmes produzidos por vizinhos da ferrovia. Durante o trajeto, será possível assistir dez produções audiovisuais feitas por moradores de diferentes cidades por meio do projeto Curta Vitória a Minas II, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A opção de entretenimento está disponível nas telas instaladas em todos os carros da composição, tanto na classe econômica, quanto na classe executiva. Cada filme tem duração entre 12 e 22 minutos.
Além do projeto, os passageiros também podem assistir a filmes do circuito comercial durante a viagem. Os temas dos curtas-metragens são variados e alguns foram apresentados em festivais nacionais e até mesmo premiados. O biólogo Luan Ériclis, de João Neiva, criou uma história que mescla uma lenda local e exalta a força da natureza e da ancestralidade africana. A artista visual Rita Bordone, de Ipatinga, combinou tradição e fantasia em uma obra baseada em fatos reais. O jornalista Nilo Tardin fez um documentário sobre a influência do rock na identidade dos moradores de Colatina.

Foto: Arquivo
“Este projeto realiza sonhos. Estou muito feliz por ter participado”, comenta Rita Bordone. Os participantes do projeto tiveram acesso a uma imersão audiovisual para aprender com profissionais do cinema princípios básicos sobre roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, direção de arte, edição, finalização, mobilização comunitária e direito autoral. Uma equipe de profissionais de fotografia, som e produção se juntou aos autores para gravar cada curta-metragem, envolvendo os moradores em funções técnicas, artísticas e de apoio. Clique aqui e veja o resultado.
O resultado foi exibido em telas de cinema instaladas em espaços abertos nas cidades de origem dos participantes. “Foi minha primeira experiência na linguagem cinematográfica e uma aventura. Foi encantador”, disse o jornalista Nilo Tardin. Conheça um dos filmes exibidos. De Nova Era “Bicicleta Envenenada” de Luciene da Conceição Mendes Crepalde, gênero ficção com 15,40 minutos de duração, lançado em 2023. Sinopse: Era apenas um passeio na feira da cidade, assim pensava Dezinha, quando, de repente, algo aconteceu e jamais foi esquecido pela menina.

Foto: Gustavo Louzada/Instituto Marlin Azul
O projeto que deu origem aos filmes exibidos no Trem de Passageiros está na 3ª edição. O concurso quer realizar o sonho de mineiros e capixabas de transformar boas histórias em filmes de curta-metragem. Em 2024, foram selecionados dez moradores dos municípios: Ibiraçu, João Neiva e Colatina, no Espírito Santo; e Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro.
Deixe um comentário