Fabiana Machado Lima assume a Secretaria de Saúde de Itabira

Fabiana Machado Lima. Fonte: Redes Sociais

Clarissa Lages atuará no programa “Mais Médicos”

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem nova titular: a fisioterapeuta Fabiana Marques Machado Lima, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), especialista em fisioterapia respiratória, cardiológica e dermatofuncional, com atuação de mais de 20 anos em Itabira. Desde o início da gestão, ela ocupou diversas funções em áreas das atenções primária e secundária. Ocupava, até então, a Coordenadoria de Gestão em Saúde. Clarissa Santos Lages deixou o cargo a pedido, após receber um convite do Governo Federal para ocupar função no programa “Mais Médicos” em regiões amazônicas.

Nova secretária, e o prefeito Marco Lage no PSMI. Fonte: Reprodução Redes Sociais

“Para nós é um orgulho quando uma profissional com atuação na cidade é observada e chamada para uma posição tão importante, a de proporcionar mais atendimentos médicos pelo país”, disse o prefeito Marco Antônio Lage. “Deixo Itabira para uma nova missão, mas na certeza de que o município estará em mãos competentes de uma equipe muito qualificada e apaixonada pelo que faz. A cidade pode estar certa de que terá uma representante na esfera federal, lutando por projetos e melhorias”, disse Clarissa Lages. A substituição foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (9).

Clarissa Santos Lages. Fonte: Arquivo

Em Itabira, a médica coordenou projetos de regionalização e territorialização da Atenção Primária, com a reforma de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), e start na construção de mais cinco UBSs; nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC); assim como, a inauguração do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD); e o primeiro Ambulatório de Práticas Interativas Complementares (PIC).

Sede da SMS. Fonte: Arquivo

Clarissa Lages atuou na abertura da Faculdade de Medicina da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi); reforma da Policlínica Pública Virgílio José Gazire, Centro de Reabilitação Abel Camilo de Oliveira Lage, e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); oferta de novos exames, mutirões de consultas, cirurgias de redução das filas nesses procedimentos; mutirões de castração de animais domésticos; aumento do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); projeto para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a reforma no Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI).

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *