Membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar passam por treinamento

Foto: Reprodução Redes Sociais/Prefeitura de Itabira

Os dez membros do Conselho Tutelar de Itabira, titulares e suplentes passaram por atividade de preparação e qualificação para nortear o uso do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas atividades preventivas e de encaminhamento, nos atendimentos realizados pelo órgão. Dos cinco conselheiros da ativa, duas estavam na gestão anterior, e os demais têm a primeira oportunidade de ingresso nesta ferramenta de proteção da juventude, tornando mais importante o processo de preparação.

A preparação para a gestão 2024-2027 foi dividida em duas etapas. Na primeira, o colegiado se reuniu dias cinco e seis de fevereiro. Uma segunda parte aconteceu na quarta-feira (7) e quinta (8), exclusiva para os membros titulares, realizada através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabira (CMDCAI), empossados nessa semana, e que também elegeu sua gestão. A presidente do Conselho Tutelar, Maíra Portilho, avaliou positivamente a capacitação.

Foto: Reprodução Redes Sociais/Prefeitura de Itabira

“Nós tivemos um intenso treinamento para todos os Conselheiros Tutelares, e também tivemos nessa capacitação a participação de vários atores da Rede de Proteção à Infância. Durante o período desse curso, recebemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as novidades da legislação, relação pertinente à infância e adolescência, e as resoluções mais atuais do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda),” revelou a gestora do colegiado.

“Tivemos a oportunidade de discutir casos práticos nas situações que enfrentamos no nosso dia a dia de conselheiros. Conversamos sobre a importância da articulação, e diálogo constante de todos os atores. Foi um momento muito proveitoso, aprendemos muito, e tenho certeza de que todos nós saímos mais capacitados, treinados, e informados sobre como continuar atuando bem na função para o qual nós fomos designados,” acrescentou Mayra Portilho.

Foto: Reprodução Redes Sociais/Prefeitura de Itabira

“Queremos agradecer a Prefeitura de Itabira, que disponibilizou esse momento de capacitação. Esperamos que tenhamos outras oportunidades pela frente, de aprender cada vez mais para que, o Conselho Tutelar preste um serviço de qualidade à nossa população,” finaliza a conselheira veterana. Gabriella Fideles, ex-presidente do colegiado, que a exemplo de Mayra, foi reeleita, com a missão de usar a bagagem para contribuir na atividade fim dos demais conselheiros, acredita que a preparação faz a diferença.

“Foram dois dias dessa primeira parte da capacitação, de 8h às 17h. Foram convidados os suplentes, para que estejam habilitados, se forem convocados. A capacitação ocorreu através da empresa de Beth Franca, com mais de 30 anos de experiência na atuação nesta área de atendimento para crianças e adolescentes. Ela focou nas atribuições do Conselho Tutelar. Depois continuamos a capacitação, somente com o CMDCAI. Foi de grande valia essa capacitação e acrescentou muito,” disse Gabriella Fideles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *