Encerramento da campanha “Agosto Lilás”

Foto: Aline Ferreira

Na semana passada, dia 25 de agosto, vários órgãos e mecanismos ligados a prevenção da violência doméstica, se reuniram na praça dos Estudantes, diante da Escola Municipal Nico Andrade no bairro João XXIII. Vários grupos participaram e houve palestras, orientações e distribuição de material alusivo a campanha, com destaque para a importância da denúncia, ressaltando que violência contra a mulher é crime.

Foto: Aline Ferreira

A advogada Juliana Drummond palestrou, destacando como identificar as diversas formas de violência de gênero. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher esteve presente, com um stand tendo a presidente da 52ª Subsessão da OAB Itabira à frente, Patrícia de Freitas. Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps A-D) participaram do evento, com apresentação musical.

Palestra de Juliana Drummond. Foto: Aline Ferreira

A violência física é a mais aparentes, porque deixa marcas. A sexual é uma das mais traumáticas, e precisa ainda de maior apoio para ser denunciada. As demais formas de violência são: moral quando se denigre a imagem da mulher, diante dela própria, ou pessoas no seu círculo de convívio; a patrimonial quando objetos e itens são tomados ou afastados da vítima; e a psicológica, quando ameaças são feitas para acusar a mulher.

Foto: Aline Ferreira

“O mês é muito representativo, para se falar sobre a violência, e os 17 anos da Lei Maria de Penha”, disse a responsável pelo Centro de Referência de Atendimento a Mulher (Cream), Amanda dos Anjos, nas redes sociais da Prefeitura de Itabira. “O encerramento foi no nosso território, porque temos um dos maiores índices de violência”, destacou Rafaela Brito, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Fênix.

Foto: Aline Ferreira

A unidade mantém grupo de mulheres que se reúnem mensalmente, promovendo a conscientização. O Cras funciona na rua Sérgio Eisenberg, 235. Canais de denuncia: 180 (Centro de Atendimento a Mulher), 190 (Polícia Militar), 181 (Disque Denúncia Integrado), 100 (disque direitos humanos), 3839-2038 (Cream); Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) 3839-2843; e Conselhodos Direitos da Mulher 3839-2194.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *