Encontro de Hotelaria do HNSD promove debates com profissionais do setor

Foto: Ascom/HNSD

Vários profissionais referências na área de hotelaria participaram do 1º Encontro de Hotelaria Hospitalar de Itabira e Região, promovendo troca de experiências na melhoria dos processos, e gestão na área de saúde. O evento do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) contou com palestras temáticas, transmissão pelo YouTube da instituição, e participação de clínicas, estudantes e profissionais do setor.

Mylaidy Santiago. Foto: Ascom/HNSD

“Em todas as áreas de um hospital, o que não é assistência, é hotelaria. Então, esses serviços passam pela hospitalidade, gerando conforto, segurança e bem-estar ao paciente. Quando a gente consegue colocar esses pilares em ação, conseguimos implantá-los em todas as áreas da instituição”, enfatizou Mylaidy Santiago, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar de Minas Gerais.

Gabriele Souza. Foto: Ascom/HNSD

Ela foi a primeira palestrante do evento. Enfermeira por formação mostrou que o objetivo é oferecer mais valor ao paciente. Em seguida, foi a vez de apresentar o case de sucesso do HNSD: sua lavanderia. A coordenadora do setor e enfermeira, Gabriela Souza explicou os processos que transformaram a lavanderia hospitalar em algo rentável. O seu primeiro passo foi imbuir o empoderamento da equipe na estrutura da unidade de saúde.

Foto: Ascom/HNSD

“Enxergamos a oportunidade de fazer uma unidade de negócios. Para isso, estudamos o setor a fundo, precificamos os gastos e realizamos um estudo de custos. Fizemos pesquisa de mercado, reformulamos nossos contratos, calculamos as horas paradas de funcionários e máquinas; e otimizamos nossos processos para ganhar tempo e organizar as entregas”, explicou a coordenadora de hospitalidade do HNSD, Gabriele Souza.

Foto: Ascom/HNSD

“O resultado alcançado pelo HNSD foi um superávit de R$ 20 mil, em um ano. Uma equipe mais engajada no processo, vendendo o serviço para outras empresas,” destaca a enfermeira. As duas últimas palestras foram realizadas por Antônio Sérgio, consultor de Facilities; e Ana Luísa Bernardes, enfermeira infectologista. Mostrando o protagonismo da capacitação; e em seguida, o combate à infecção hospitalar.

Ana Luísa Bernardes . Foto: Ascom/HNSD

“Quando falamos de capacitação de equipe, é desenvolver mais do que conhecimentos técnicos. Falamos da criação de profissionais que sejam autônomos no seu conhecimento, para tomada de decisões tecnicamente adequadas, com excelência, e preparados para posições futuras”, reforçou Antônio Sérgio, profissional que atua em manutenção, limpeza, e controle de acessos, além de projetos da infraestrutura.

Antônio Sérgio. Foto: Ascom/HNSD

Ana Luísa Bernardes trabalhou o conceito de ambiente hospitalar, sobretudo por parte das equipes de hotelaria e limpeza, para combater a infecção. “A hotelaria não gerencia as taxas de infecção hospitalar, mas dá suporte para manter o gerenciamento por meio da higienização. Quando a gente fala de medidas eficazes é um processo vasto, multifatorial e bem organizado”, definiu a enfermeira infectologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *