Neste domingo (2), foi encerrada a visitação da mostra “Muros Invisíveis”, na praça do Areão. A exposição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), ficou aberta durante todo o mês de março e apresentou 42 retratos de itabiranos afro-empreendedores, registrados pelo fotógrafo Yury Oliveira.
A exposição “Muros Invísiveis” trouxe 21 totens de cerca de dois metros de altura e coloca em foco a vida e a trajetória de dezenas afro-empreendedores, pessoas historicamente invisibilizadas, que têm e tiveram uma vida de lutas para enfrentar preconceitos contra cor da pele, gênero ou classe social.
Todos deram depoimentos que estão disponíveis no Youtube do Flitabira. Nesta terça-feira (4), as pessoas fotografadas poderão ir até o local da exposição para receber o seu retrato, exposto na mostra. O objetivo da exposição inédita foi mostrar a história de pessoas da sociedade.
A curadoria foi de Nalbert Victor (estudante de Arquitetura/Urbanismo) e Eva Maria Gonzaga (ativista cultural). A iniciativa contou com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itabira através da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Deixe um comentário