Paralisações nas ETAs Pureza e Rio de Peixe prejudicaram oferta de água
Neste sábado (1º), sete bairros abastecidos pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) Pureza e Rio de Peixe tiveram o abastecimento prejudicado: Fênix, Conceição, Bálsamos, Santa Marta, Santa Ruth, Monsenhor José Lopes e parte do bairro Gabiroba.
A água captada pela ETA Pureza apresentou turbidez anormal, sendo necessária a paralisação para limpeza dos filtros. Na ETA Rio de Peixe a suspensão ocorreu devido a não entrega pela Vale da captação, conforme previsto em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Este acordo foi firmado entre a empresa mineradora e Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). Desde a detecção destas situações, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira tem realizado manobras para reduzir impactos no abastecimento.
Segundo informou a autarquia, é lamentável a situação. O Saae afirmou ainda que tomou medidas para garantir a oferta de abastecimento. “Devido às situações citadas, se faz necessário reforçar as medidas de consumo consciente de água,” alertou a autarquia em nota para a imprensa.
Falta água e não temos descontos na cobrança, só aumento. Aff….