Pesquisa indica que 44% dos empresários esperam faturamento maior na Black Friday

Pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, revela que 44% dos entrevistados esperam registrar faturamento superior ao ano de 2021, na Black Friday. Eram 54% com esta expectativa no ano anterior, em relação às receitas obtidas em 2020 e 50% acreditam que a quantidade de vendas será superior se comparada à obtida na mesma data do ano passado, quando eram 55% os que faziam esta estimativa no levantamento. A pesquisa “Perspectivas Empresariais – Black Friday 2022” apresentou ainda em relação às estratégias adotadas pelas empresas para a data desse ano: 54% dos empresários apostarão em promoções de vendas em redes sociais para alavancar o desempenho.

O levantamento revelou também um aumento expressivo na intenção de conceder descontos, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2021, o índice era de 22% e este ano, chegou a 33%. O cenário para contratação de mão de obra e estoque extra para a data comemorativa, que tem como característica os grandes descontos, também é cauteloso. Quanto à mão de obra, a pesquisa mostrou que 77% dos empresários não pretendem contratar mais mão de obra (incluindo o varejo). Para 76% dos que não vão contratar, o motivo é que o quadro atual de colaboradores já é suficiente.

Também não pretende fazer estoque extra para a Black Friday 71% dos empresários, índice que é de 58% no varejo. De modo geral, os motivos de não reforçar o estoque são: falta de capital de giro (53%), estoque suficiente (20%), e queda das vendas no pós-pandemia (27%). “Os setores precisam ser criativos para tentar alavancar as vendas. O varejo, por exemplo, vai apostar, ao mesmo tempo, nos descontos (64%), em campanhas nas redes sociais (47%), além de criar promoções para a data (43%). Já os setores da indústria e serviços, além destas estratégias, investirão mais em novas formas de pagamento e no aumento do prazo de pagamento”, afirma Flávio Calife, economista responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *