Muitas pessoas já pensavam na transição de carreira antes mesmo da pandemia, seja por insatisfação com a área ou melhora financeira. Todavia, diante da situação de pressão trazida com a doença, muitos optaram por ficar na zona de conforto até a instabilidade passar e outros se arriscaram em novas atividades e ramos. Sendo assim, é preciso analisar o cenário e saber organizar o momento, diante de uma crise ou até mesmo fora dela, para passar pelo processo de mudança. Isso me lembrou bastante o filme “Os Estagiários” do diretor canadense, Shawn Levy, conhecido por conduzir Stranger Things e Uma Noite no Museu.
Na obra, os vendedores Billy (interpretado por Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) acabam pegos de surpresa pelo patrão por decidir encerrar o negócio, acreditando estar ultrapassado. Diante disso, os dois parceiros ficam sabendo do programa de estágio do Google e conseguem se inscrever. Nesse momento, se iniciam diversos desafios com a diversidade e inclusão, relações humanas, tecnologia, inovação e liderança. Isso tudo, desde o processo seletivo, principalmente pela faixa etária, afinal, eles têm mais de 40 anos.
A modalidade, no entanto, é voltada apenas para quem tem a partir de 16 anos e está estudando. Pode ser no nível médio, técnico, superior, EJA (Educação de Jovens e Adultos), pós-graduação ou MBA. Medidas podem ajudar nesse processo: foque em si mesmo; e invista no autoconhecimento para compreender quais são suas habilidades e onde se pode melhorar, como: dominar o novo setor ao qual se propõe ter uma excelente comunicação e saber se “vender”, desenvolver um olhar aliado à inovação e criatividade, e mantenha as tecnologias sempre a seu favor.
Deixe um comentário