A convite do presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla e das Associações Comerciais da região, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema participou quinta-feira (21), de reunião na sede da entidade municipalista, para tratar de pautas regionais. A união entre a Amepi e as Associações têm buscado estímulos para fomentar o desenvolvimento com estratégias, e projetos. Cerca de 150 pessoas participaram.
Essa é a primeira vez, desde 1988, que o governador visita a Amepi. Romeu Zema foi recebido pelo presidente Fernando Rolla, que pediu empenho ao chefe do Executivo Estadual para atender as pautas da região para fomentar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do Médio Piracicaba. O evento começou com a apresentação do coordenador do Plano de Desenvolvimento Regional, Eugênio Müller, diretor da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita).
A proposta foi estabelecer valores do associativismo, os alicerces do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade para desenvolver ações positivas na sociedade. Na apresentação, Eugênio Müller explicou que o Médio Piracicaba é o responsável por 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. “Se fosse um município, seria o 7° mais rico do Estado”, afirmou o coordenador do Plano de Desenvolvimento Regional, apontando 21 estratégias divididas em eixos.
Fernando Rolla agradeceu a visita do governador e pediu “um olhar diferente” para os municípios da região com meio milhão de habitantes, e destacou que a Amepi defende a integração e desenvolvimento regional há 37 anos. Para tanto, a região depende de logística e acessibilidade, com as obras da duplicação da BR-381 para atrair empresas e ampliar métodos de desenvolvimento econômico.
“O Médio Piracicaba tem importantes empresas e merece investimentos para crescer ainda mais. Contamos com o senhor, governador, para fortalecer o nosso movimento junto das associações comerciais. Sabemos que a rodovia é federal, mas os problemas da BR-381 são dos municípios. São os cidadãos daqui que sofrem com os acidentes e falta de obras. Por isso, pedimos o empenho do governador vir conosco na luta por melhorias até a tão sonhada duplicação”, disse o presidente da Amepi.
Concessão de rodovias
Romeu Zema explicou as obras de duplicação das BR-381e BR-262. “Eu e o governador do Espírito Santo já concordamos que, pelo menos R$2 bilhões do acordo de Mariana, que envolve os dois estados, devem ser usados para que esse projeto de concessão fique de pé. É uma obra fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais, também do Médio Piracicaba e que vai criar um corredor de exportação para o Espírito Santo”, revelou o governador.
Romeu Zema reforçou que o ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio já disse que as concessões devem ser feitas de forma separada, para facilitar o processo. “O projeto enfrenta dificuldades porque o asfalto, o aço, o cimento subiram de preço e os investidores estão temendo pegar obras e não darem conta. Não pode ser feita (a obra) na pressão, mas com diálogo. Esses recursos garantem a sustentação”, afirmou.
Certificações dos Produtores
O veterinário e técnico do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), Alexandre Lopes e a Secretária Executiva da Amepi e do Consmepi, Christiane Linhares, destacaram certificações dos produtores pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM). E informaram da equivalência conquistada junto ao Ministério da Agricultura, para os produtos dos consorciados para serem vendidos em todo o país.
Deixe um comentário