O Agrowin, segmento do agronegócio do Workshop Itabirano de Negócios (WIN) irá promover na terça-feira (19), em Ipoema, encontro entre instituições financeiras e produtores rurais, para discussão do programa de financiamento do crédito rural. O evento será realizado através da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Sindicato Rural, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), e três instituições bancárias.
Durante o evento, os bancos farão uma apresentação aos produtores rurais com informações sobre as linhas de crédito oferecidas e seus benefícios. Após a apresentação, os convidados poderão se reunir individualmente com cada instituição, para tirar dúvidas e detalhar sobre o crédito rural. Implantado como parte das ações do Programa WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica, realizado pela primeira vez em março de 2017, o Agrowin surgiu como uma alternativa viável para a diversificação econômica em Itabira, tema tão discutido na atualidade.
Iniciado em 2018, o Agro Crédito é um projeto que busca incentivar a implantação e o desenvolvimento das atividades agropecuárias em Itabira, através da facilitação de acesso ao Crédito Rural, permitindo que os produtores rurais possam investir e custear seus empreendimentos, aumentando sua produção, o trabalho e a renda. Os recursos do Agro Crédito advém do Plano Safra, que neste ano irá disponibilizar R$340,88 bilhões em financiamentos para apoio da agropecuária nacional até Junho de 2023.
O valor deste ano representa um aumento de 36% em relação ao Plano Safra anterior, que disponibilizou R$251 bilhões para produtores rurais. São três as finalidades do Agro Crédito: custeio, investimento e comercialização. Os recursos de custeio servem para atender as despesas do ciclo produtivo. Os recursos de investimento são destinados a bens e serviços que geram benefícios por mais de um ciclo de produção. Já o crédito destinado à comercialização, é atribuído às despesas de pós-produção.
Deixe um comentário