Como tecnologias para estoque são estratégicas para varejo

O estoque é um importante elemento de um negócio varejista, físico, digital ou multicanais. Qualquer falta de produto ou má gestão podem gerar considerável impacto negativo na empresa. Com exceção do episódio em que um navio encalhou no Canal de Suez, em 2021, e congestionou mais de 400 embarcações na rota marítima responsável por navegar 10% do comércio mundial, prejudicando reposição de produtos no mundo inteiro, grande parte das rupturas não acontecem na rota da indústria à loja ou galpão.

De acordo com dados da Involves, retail tech que desenvolve soluções para indústria e varejo, 15% dos SKUs de uma loja sofrem pelo menos uma indisponibilidade de gôndola por mês. No cenário em que uma pessoa procura um produto (independente do canal), mas não o encontra, a busca volta-se para concorrentes. Então, além de perder a venda, o varejista também perde a oportunidade de fidelizar o consumidor. A falta de controle de estoque, informações unificadas e soluções específicas para essa importante etapa nos bastidores da venda podem causar problemas para todo o funcionamento do varejo. Confira abaixo, três soluções tecnológicas para estoque que impactam diretamente o sucesso de um negócio varejista, tanto na atuação física, online ou omnichannel.

A ruptura é um dos maiores desafios enfrentados pelo varejo. Resolver esta questão pode gerar um incremento importante nas vendas. Pensando nisso, a Involves desenvolveu o Involves Doors, uma solução para o abastecimento inteligente das gôndolas que identifica possíveis rupturas ou problemas na disposição dos SKUs no PDV, aumentando de 0,5% a 2% as vendas diárias dos varejistas. A ferramenta usa inteligência artificial para detectar diariamente comportamentos fora do padrão em cada SKU e dispara alertas automáticos para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva o problema o mais rápido possível.

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