As arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Estas doenças são transmitidas por artrópodes, dentre eles, o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre chikungunya. A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, através da sua Coordenação de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou quarta-feira (12), reunião técnica sobre o tema. O encontro foi voltado para as microrregiões de saúde de Guanhães, Itabira e João Monlevade.
De acordo com Marcelo Barbosa Motta, Coordenador de Vigilância Epidemiológica da GRS, o objetivo do encontro foi orientar os municípios para realização de monitoramento de casos de arboviroses (Dengue, Zica, Chikungunya e febre amarela) utilizando a ferramenta do diagrama de controle e desencadear ações de controle diante de cenários de risco. “Além de discutir o cenário epidemiológico e as perspectivas para conter as doenças na região, abordamos a importância do plano de contingência no controle das arboviroses, alertando para uma possível situação de epidemia em 2022”, reforçou Marcelo.
O plano tem o objetivo de organizar e desenvolver ações e serviços em saúde, além de complementar as ações municipais para o enfrentamento de possíveis epidemias, de acordo com o cenário de risco epidemiológico de cada município. “A proposta do plano é promover saúde e prevenir doenças, a partir da estratégia de ações integradas e coordenadas entre vários eixos temáticos (gestão, vigilância, assistência, controle vetorial, comunicação e mobilização social) para uma resposta com maior efetividade no enfrentamento e mitigação das principais doenças causadas por arbovírus”, finalizou Marcelo.
Deixe um comentário