Conselho da Igualdade Racial passará por eleições em fevereiro

Estão abertas as inscrições para eleições do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) a partir de quarta-feira (12). Os segmentos participantes poderão inscrever seus candidatos até o dia 19 de janeiro. As inscrições serão feitas somente on-line, por meio de formulário disponível aqui. A resolução que convoca a sociedade civil e regulamenta o processo eleitoral foi divulgada segunda-feira (10). A assembleia para eleição acontece no dia 10 de fevereiro, por meio eletrônico, pela plataforma Google Meet, com publicação no site da Prefeitura de Itabira. Serão eleitos dois representantes de organizações da sociedade civl para cada segmento, sendo um titular e um suplente.

Os membros eleitos deverão pertencer a instituições privadas de ensino superior de Itabira; movimentos religiosos que desenvolvam trabalhos com a comunidade negra e entidades religiosas de matriz africana; grupos folclóricos, associação de congadeiros e capoeiristas; hospitais com ou sem fins lucrativos; associações, grupos e organizações de mulheres com trabalhos voltados às mulheres negras; associações das comunidades quilombolas; associações de artistas que promovam atividades relacionadas à cultura afro-brasileira; e ainda, membros da Acita (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Segundo publicação da Prefeitura de Itabira, se torna importante que os representantes indicados de entidades não-governamentais exerçam direito a voto e que a entidade tenha sido instituída há pelo menos um ano. O segmento interessado a concorrer ao processo de eleição, deverá apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição do formulário eletrônico; cópia do ato constitutivo e/ou regimento interno da instituição; cópia do documento de Identidade e do CPF do representante; e cópia de um comprovante de endereço atual do representante. Os documentos acima relacionados poderão ser anexados ao formulário de inscrição ou enviados ao e-mail do Compir: cmpigualdaderacial@gmail.com .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *