Simulado de emergência de caráter preventivo em Itabira

As Defesas Civis, estadual e municipal de Itabira, com o apoio da Vale, realizarão no sábado (27), às 14h, simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Pontal, do Complexo Itabira. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, envolverá cerca de 17.600 pessoas.

No horário do treinamento, a população será avisada por meio do toque real de sirenes, antes é emitida uma mensagem de voz alertando que se trata de um simulado, e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente.

Avisos do evento na avenida Machado de Assis

O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos na MG-129, nos quilômetros oito, 24 e 30; na MGC-120, sentido Nova Era; na AMG 900-1210, sentido mina Conceição; e em diversas vias em Itabira. Não houve alteração na condição de segurança das estruturas.

As barragens citadas continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e a estrutura Pontal permanece em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *