Bernardo Mucida convida Vale a explicar Projeto Apolo

Bernardo Mucida

O deputado Bernardo Mucida convidou representantes da mineradora Vale para pedir explicações sobre o Projeto Apolo, que prevê a extração de 14 milhões de toneladas de minério de ferro por ano nos municípios de Caeté e Santa Bárbara, na região central do Estado. A audiência aconteceu terça-feira (23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a finalidade de analisar os impactos que a mineração trará.

Rodrigo Amaral

A preocupação do deputado Mucida é com as questões ambientais e socioeconômicas provocadas pelo Projeto Apolo. “Reconheço a importância da mineração no estado e sei que estes municípios dependem deste setor. Porém, estou preocupado com a vida das pessoas que vivem no local, a geração de emprego e comprometimento do abastecimento hídrico nos municípios próximos a Belo Horizonte”, explicou o parlamentar.

Plenarinho IV – Palácio da Inconfidência – ALMG – Rua Rodrigues Caldas, nº 30 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte

O Projeto deve ser implantado a partir de 2024, não fazendo uso de barragens, com redução na emissão de carbono e 95% na economia de água. “O empreendimento deve gerar cerca de 2.600 empregos temporários no pico das obras. Na fase de operação, serão cerca de 2.800 vagas de trabalho, movimentando cerca de R$ 138 milhões em massa salarial anualmente, além de uma adição de R$151 milhões em impostos por ano”, revela o gerente de Licenciamento Ambiental da Vale, Rodrigo Amaral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *