Festival Literário de Itabira terá arte e gastronomia

Maira Baldaia

O Festival Literário de Itabira “Flitabira”,  entre os dias 27 e 31 de outubro, terá em sua programação, arte e espaço de gastronomia. Na parte artística, para abertura do evento está previsto um cortejo liderado pelos tambores da Guarda de Marujos, com a apresentação de Congado, na quarta-feira (27), às 17h; Sinfonia de Sinos, às 20h, quando o mestre sineiro Nilson José dos Santos executa concerto no Sino Elias, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, sino que Carlos Drummond de Andrade escutou durante a infância em Itabira; Recital com Antonio Carlos de Almeida Castro “Kakay”, às 20h50; apresentação do Grupo de Dança Primeiro Ato, com o espetáculo “Sem Lugar”, inspirado na obra de Drummond, às 21h.

Cia Itabirana de Teatro

Durante os dias do evento, no Flitabira se apresentam os Drummonzinhos, e os grupos: Luis Felipe, Ana Coutinho, Rivotrio, Pipoquinhas, Tumbaitá, Yago Rios, Sergio Dias, Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Caminhos Drummondianos, Companhia Itabira de Teatro, Romário Araújo, Orquestra FCCDA, Nandy Xavier e Maíra Baldaia. Local para se alimentar e dar uma pausa é o Espaço Gastronômico do Flitabira, criado para reunir alguns empreendimentos que vão apresentar a culinária de Itabira. Estão confirmados para integrar o ambiente: Aradíssimo; + Life; Nirvana Burguer; Chef Mauro Henrico; Pastel Luiza; Porão Distribuidora; Pizza Speciali; Cachaça Mineiriana; Minas State Coffe; Sorveteria Pinguim; Babaloo Pipocas; Cervejaria Ayres; e Wine Truck.

Sergio Diaz

Também integra o escopo de atrações do Flitabira o projeto “Cidade Poética”, programação da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).  Dias 25, 26 e 27 de outubro, acontecem apresentações do Auita (slammer e poeta) nas ruas e Centro de Itabira. De 22 a 28 de outubro, tem itinerância da Kombi Poética, em bairros e botecos do município.  A partir de sexta-feira (22), o público confere a Decoração Cidade Poética, na Praça Acrísio Alvarenga. Dias 25, 26, 30 e 31 de outubro têm apresentação do “Entrevias Poéticas”, com o Grupo Viravoltear. De 26 a 31 de outubro, acontece a itinerância da Jardineira Poética, pelos bairros de Itabira. E dias 29 e 31 de outubro, são as apresentação da Companhia Itabirana de Teatro.

Rivotrio

O Flitabira segue os protocolos sanitários que garantem a segurança dos colaboradores e do público em geral frente à covid-19. A capacidade do púbico será controlada para manter o distanciamento.  Só será permitido o acesso ao evento com o uso de máscara cobrindo nariz e boca, aferição de temperatura corporal e apresentação de comprovante de vacinação físico ou digital contendo, pelo menos uma dose e um documento com foto. Crianças ainda não vacinadas terão acesso ao evento e devem seguir todas as recomendações de acesso. O Flitabira solicita que pessoas com sintomas gripais não compareçam ao evento, de forma presencial, e assista pelo Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *