Especialistas da FSFX alertam para o autocuidado ao câncer de mama

Em outubro acontece a maior campanha de alerta, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de tumor mais frequente em mulheres do mundo, representando cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. É também o tipo que mais mata a população feminina. A Campanha Outubro Rosa tem como foco conscientizar mulheres da importância da prevenção e da realização do exame da mamografia como principal método de diagnóstico precoce.

Em levantamento da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) mostrou que ao menos 47% das mulheres brasileiras não visitaram seus médicos ginecologistas e mastologistas por conta da covid-19, com receio da contaminação. Outra pesquisa, desta vez da Data Analytics, revela que 2,8 milhões de mulheres em idade elegível e indicação clínica para realizar o exame da mamografia, fundamental para o diagnóstico do câncer de mama, não o fizeram nas unidades de saúde da rede Dasa.

“A mamografia é a principal arma das mulheres na prevenção ao câncer de mama. Se diagnosticado precocemente o câncer de mama tem altas taxas de cura, superiores a 95%. A mamografia é o método mais eficaz para detectar pequenas células quando elas ainda são uma microcalcificação. O exame pode salvar muitas vidas”, comenta a mastologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Gisele Carvalho Vale.

O médico em radiologia e diagnóstico por imagem da FSFX, André Gustavo Bomfá Miranda, explica que a mamografia é um exame simples e faz um apelo. “Não é preciso temer uma mamografia. Ela é um método eficiente, não invasivo e de baixa dosagem de radiação. O exame não causa nenhum efeito nocivo à saúde da mulher. Então você que é mulher, tem entre 40 a 74 anos, procure seu médico, solicite o exame. Se ame, se cuide”.

Mamografias

Durante todo o mês de outubro a FSFX oferece mamografias gratuitas em suas unidades hospitalares. O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) em parceria com a Prefeitura de Itabira está disponibilizando 300 mamografias durante o mês.  A ação, no entanto, acontece até o mês de dezembro, com disponibilidade de oferta de mais exames, chegando a 900 mamografias até o final do ano. As mamografias devem ser agendadas pela Secretaria de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *