Itabira recebe Encontro de Comunidades na Resistência à Mineração

O Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração em Itabira e Região, com o apoio da Articulação Internacional dos Atingidos, realizará em Itabira, nos dias 23 e 24 de outubro de 2021, o 1º Encontro de Comunidades na Resistência à Mineração. Serão dois dias de atividades com o objetivo de fortalecer a articulação dos atingidos e atingidas que sofrem os impactos da mineração predatória em diversos municípios, que lutam por dignidade e respeito à soberania dos povos sobre as águas e territórios.

Com a alta do preço do minério de ferro no mercado, considerando as tragédias ocorridas em 2015 e 2019, nas bacias do Rio Doce e Paraopebas, as mineradoras têm intensificado estratégias de negócios. Em Itabira, dois bairros, Bela Vista e Nova Vista, poderão ter desocupação devido ao risco, e a proposta de descomissionamento no dique da barragem do Pontal. Exemplos semelhantes já ocorreram em Antônio Pereira, na cidade de Ouro Preto, Mariana, Brumadinho, e Socorro em Barão de Cocais.

“Precisamos unir forças para resistir aos ataques das mineradoras, por isso é tão importante participar do evento!” disse em nota, o Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração. A participação é condicionada a inscrição prévia (clique aqui). A programação do Encontro de Comunidades será enviada através do contato deixado no formulário. Segundo a organização, todos os protocolos de prevenção a disseminação da covid-19 serão obedecidos. Haverá alimentação, transporte, e hospedagens solidárias, para viabilizar a participação popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *