HNSD garante continuidade da Unidade Materno-infantil agora, com Saúde da Mulher

No período que antecede o dia das crianças, e na semana da comunidade, considerando o aniversário de emancipação política de Itabira, em nove de outubro, os itabiranos receberam na tarde de terça-feira (5), um presente: a garantia de continuidade da Unidade Materno-infantil no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), que será expandida, atendendo também especialidades na Saúde da Mulher.

O HNSD pretende assim, aperfeiçoar a oferta de serviços, com prioridade no atendimento às mulheres, gestantes ou não, e também às puérperas e seus filhos, recém nascidos. O serviço pretende melhorar a atenção à saúde feminina, por meio de ações como assistência ao parto, pós-parto, banco de leite e neonatal. O atendimento na nova unidade está alinhado com práticas de humanização e o estímulo ao aleitamento materno.

Com o retorno do atendimento do banco de leite, com ordenha na unidade de saúde, sendo o serviço no domicílio ainda não retomado, haverá cursos e treinamentos com a equipe multidisciplinar do próprio hospital, para aumentar o desenvolvimento da saúde dos bebês e das mães. Neste novo modelo de atendimento, às mulheres serão acompanhadas por médicos, equipes de enfermagem, técnicos e assistência multiprofissional.

“A nossa principal preocupação é melhorar o atendimento. Essa é a missão da nova administração e, pensando na otimização de nossa maternidade, decidimos focar no atendimento às mulheres e, também, às gestantes e seus filhos. Trata-se de um modelo de atenção que garante às mulheres uma assistência mais humanizada e de qualidade e, com isso, toda a comunidade sai ganhando”, disse o provedor Márcio Antônio Labruna.

O diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho, explicou que procedimentos cirúrgicos, ginecológicos e gerais, além de todos os serviços que envolvam a saúde da mulher, serão destinados para a nova unidade. A ideia, segundo ele, é aproveitar de forma otimizada os recursos destinados ao espaço e, também, à equipe de profissionais, que antes era focada apenas no atendimento às parturientes.

“Agora as mulheres terão mais atenção no atendimento e, com certeza, teremos um ganho na qualidade do serviço prestado em toda a sociedade. Mulheres com saúde, geram filhos mais saudáveis e, aqui, elas terão atendimentos que permitirão não só o tratamento de doenças, mas como ações de prevenção e de cuidados, não só na gestação, mas em qualquer momento da vida”, defendeu Alexandre Coelho.

A inauguração da Unidade Materno-infantil e Saúde da Mulher ocorre em pleno Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama. No HNSD, acontece anualmente uma campanha para defender a saúde da mulher e promover debates e ações de prevenção da doença. O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *