Itabira recebe 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Integrada ao Festival Arte na Rua promovida pela Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), inicia-se no município a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Itabira é uma das cidades participantes da ação promovida bienalmente pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O tema deste ano é “Caminhos do patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”.

A programação começou quinta-feira (26) com a exposição itinerante “Expressões de Resistência do Congado Itabirano”. O público pode conferir as fotografias registradas pela artista Stael Azevedo até domingo (29), no paredão da rua Tiradentes – Centro Histórico de Itabira. Também estava programada para esta quinta-feira a oficina de Danças Folclóricas do grupo Tumbaitá, no bairro Gabiroba: entretanto, devido à vigência da Onda Amarela do Programa Minas Consciente, a atividade será reagendada para data oportuna.

Em setembro, integrando-se à Semana do Turismo, a programação prevê exposições fotográficas, apresentações culturais, reabertura oficial do Museu de Itabira e Museu do Tropeiro, exibição da websérie “Nosso Patrimônio” pelas redes sociais e lançamento do minidocumentário “Quilombos de Itabira entre Causos e Estórias”. Os valores serão investidos na conservação dos patrimônios histórico, artístico e cultural da cidade.

Em Itabira, as atividades da Jornada são desenvolvidas pela Prefeitura de Itabita, por meio das secretarias municipais: de Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo; Governo; e FCCDA. A escolha do tema da Jornada baseia-se nas comemorações pelo Dia do Patrimônio Cultural (celebrado em 17 de agosto), pelos 50 anos do Iepha e 25 anos do programa ICMS Patrimônio Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *