Acontece entre os dias 26 e 29 de agosto o Festival Arte na Rua. O evento promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) terá como foco a cultura popular regional. Ao longo do mês de agosto é comemorado, no Brasil, o mês da cultura popular. Com isso, a FCCDA propõe uma semana de atividades pelas ruas de Itabira. O projeto “Arte na Rua” visa promover a descentralização e a ocupação dos diversos espaços da cidade sendo uma ação plural de valorização das tradições locais.

FCCDA
A programação contará com ações diversificadas como: exposição, apresentações musicais, intervenções urbanas e contações de histórias, entre outras. Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, esse é o momento de resgate da cultura itabirana, fortalecendo os vínculos e criando um sentimento de pertencimento da cultura local. “Nesse mês de agosto traremos, de forma descentralizada, diversas ações visando a valorização da nossa cultura”, explica.

Marcos Alcântara
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, a música, a dança, dentre outras atividades artísticas e culturais. O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
Deixe um comentário