Conselho Municipal de Trânsito recebe demandas da comunidade

Líderes comunitários e moradores dos bairros de Itabira apresentaram demandas durante a reunião do Conselho Municipal de Trânsito, ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) na tarde desta quarta-feira (11). Houve também apresentação do regimento interno e das atribuições aos conselheiros recém-integrados ao grupo. Alguns pontos apresentados pelos conselheiros foram a implantação de faixa de pedestres na rua Tiradentes, Centro (próximo ao paredão) e na praça Mário Carvalho Azevedo de Barros, bairro Quatorze de Fevereiro (próximo à quadra de esportes). Ampliação do horário de ônibus que atende ao bairro Clóvis Alvim.

A mudança do ponto de ônibus no bairro Caminho Novo que fica entre as ruas Cristal e Morganito, próximo a uma curva. Problema do estacionamento de veículos em locais proibidos, necessidade de conscientização e fiscalização. Estudo para proibir o estacionamento de veículos nos dois sentidos em algumas vias estreitas de maior movimento. Idosos que estão ficando de pé no transporte coletivo porque os demais passageiros não estão cedendo os assentos sinalizados. Vagas de estacionamento para taxistas que estão ociosas e poderiam ser utilizadas pelos demais motoristas. Cobrança de posicionamento do governo municipal quanto à regulamentação dos serviços de mototáxi e motofrete.

Solicitação de informações quanto ao recorte feito no asfalto na rua João Camilo Oliveira Torres, próximo à unidade de saúde. Houve um acidente de moto no local no último final de semana e o buraco não estava sinalizado. Os moradores dos bairros ou representantes comunitários abordaram assuntos, como o horário do ônibus Regional que atende ao bairro Pedreira no período noturno. Solicitação de mão única na rua João Camilo de Oliveira Torres (trecho entre o depósito de materiais de construção e o supermercado). Ampliação das linhas de ônibus que atendem o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), já que as adequações feitas até o momento não foram satisfatórias. Ampliação dos horários de ônibus que passam pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) no período noturno.

A campanha de conscientização dos motoristas para que não estacionem em vias estreitas e com movimentação de veículos maiores (caminhões e carros). Discussão conjunta visando atender satisfatoriamente os usuários do transporte coletivo dos bairros Gabiroba, Fênix e Bálsamos. Ampliação dos horários de ônibus Santa Tereza, principalmente aos finais de semana, para atender aos trabalhadores que saem do trabalho à tarde e à noite. A proibição da conversão à esquerda para motoristas que vêm do bairro Pedreira e desejam entrar na avenida Cauê, bairro Campestre. A comunidade pode acompanhar as reuniões mensais dos conselhos, exporem reclamações e propor melhorias. Os encontros do Conselho Municipal de Trânsito ocorrem toda segunda quarta-feira do mês. Por isso, a próxima reunião está programada para o dia oito de setembro, às 14h, no auditório da SMOTT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *