Aposentados e pensionistas revelam sentimento de abandono pela Valia

O Sindicato Metabase Itabira, Associação de Aposentados, Pensionistas, e Empregados das Empresas Patrocinadas pela Valia (Aposvale), Associação Regional dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Beneficiário Público e Privado de Itabira (Asprev) e a Comissão de Aposentados e Pensionistas (CAP) se reuniram quarta-feira (11), para discutirem a situação dos aposentados e pensionistas da empresa Vale. Devido a pandemia, muitas ações destas instituições foram paralisadas e em alguns momentos. Alguns aposentados e pensionistas declararam que se sentiram abandonados pela Valia, já que não receberam atendimento presencial e reclamaram das dificuldades em realizarem os atendimentos on-line. “Nem todo aposentado tem acesso ou conhecimento de como lidar com a tecnologia. O atendimento on-line para muitos foi um empecilho, trazendo prejuízos enormes”, disse André Viana, que preside o maior sindicato da região e é responsável pela CAP. Com o objetivo de fazer um levantamento do momento pandêmico, o encontro serviu para que os representantes das entidades apresentassem a atual situação de cada instituição e os projetos para retomada das ações que foram paralisadas.

Sebastião Deiró e André Viana

André citou um exemplo. “Em outubro de 2019 realizamos uma caravana para Brasília com quarenta e seis aposentados, pensionistas e anistiados da Vale. Participamos de reuniões com políticos e representantes de instituições públicas, discutindo soluções para diversas situações, tais como planos de saúde e seus altos preços com reajustes abusivos, planos de aposentadoria inconsistentes e situação dos anistiados da Vale,” revelou. O presidente também lembra do encontro com o deputado federal Lincoln Portela. “O deputado à época sugeriu a realização de uma audiência pública por meio da Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, o Metabase poderia apresentar suas propostas e até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ainda temos esperança de podermos expressar ao Congresso Nacional a realidade de nossos representados e apresentar leis que realmente trazem benefícios. As leis atuais foram criadas por pessoas que não conhecem a realidade, que não vivem, que não sentem na pele o que esse povo passa,” disse o sindicalista.

“A audiência na Comissão de Legislação Participativa será trunfo. As reuniões foram proveitosas e em um segundo momento teríamos continuidade. A pandemia veio em seguida e todos os trabalhos foram paralisados”, acrescentou André. Sebastião Deiró, presidente da Aposvale viu com bons olhos o encontro promovido pelo Metabase. “Estou muito feliz com o convite do André Viana e do Basílio (presidente da CAP) pelo convite. Em especial pela Comissão de Aposentados do Metabase pois foi nela que criou este clima de cobrança de superávit, junto com Carlinhos Madeira (presidente da ASPREV) que foi outro intenso guerreiro nesta luta. Vamos retornar sim, com força total, sempre na defesa dos interesses dos nossos aposentados e pensionistas,” ponderou Deiró. “Os desafios são enormes: PASA, Superávit BD, Valia BP, Vale Mais, processos judiciais contra a Valia, INSS, aposentados por invalidez e outras tantas pautas importantes. Somente com unidade na luta é possível vencer,” finalizou André.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *