Estado alinha entendimentos com Itabira para duplicação das MGs 129 e 434

O prefeito Marco Antônio Lage reuniu-se novamente com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, nesta quarta-feira (11). O encontro aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e tratou da duplicação das rodovias MG-129 e MG-434, que ligam Itabira ao trevo da BR-381. O chefe do Executivo do Estado se comprometeu a colaborar com a obra e indicou a elaboração de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) para a execução da empreitada. A expectativa é de que em até um ano a obra esteja licitada e pronta para ser iniciada.

O encontro com Zema teve presença do deputado estadual Bernardo Mucida, que ajudou na articulação para a reunião. Também participaram: o secretário municipal de Obras, José Maciel Paiva; o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da Associação Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig); e os secretários de Estado Igor Eto (Governo), Fernando Marcato (Infraestrutura) e Luiz Otávio de Oliveira Gonçalves (Gabinete). Foi à segunda reunião entre Marco Antônio e Romeu Zema.

Marco Lage citou que a duplicação é fundamental para o desenvolvimento econômico do município, já que reduziria substancialmente o tempo de deslocamento entre Itabira e Belo Horizonte. “A reunião foi importantíssima. Em breve assinaremos um convênio entre a Prefeitura de Itabira e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), para que possamos dar andamento ao projeto de duplicação dessa grande obra para nosso município”, declarou o prefeito. Na oportunidade, ele convidou Romeu Zema para assinar o convênio nas próximas semanas em Itabira.

O secretário municipal de Obras, José Maciel Paiva, lembrou que a MG-434 está muito prejudicada, especialmente por ser utilizada como desvio entre a BR-381 e o município de Nova Era. Nos últimos anos, o tráfego no local aumentou bastante e quase não houve manutenção na via. Para o deputado Bernardo Mucida, a reunião foi bastante produtiva. “Além de destacar a relevância estratégica das estradas para Itabira e toda a região, viemos buscar o compromisso da Seinfra em licitar o projeto executivo desta obra, já nos próximos 90 dias, para que possamos avançar em busca de captação de recursos e realizar este que é um grande sonho de todos os municípios da região”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *