Flitabira: Prêmio de Redação para estudantes de Itabira

O Festival Literário Internacional de Itabira “Flitabira” promove o Prêmio de Redação, destinado a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Itabira. Inspirado  na “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond”, o tema desta edição é “Como a arte e a literatura podem transformar pessoas e mundos”. Para participar, os estudantes devem percorrer toda a exposição instalada na Praça do Areão, seguindo a ordem dos painéis, como se fossem páginas do livro “Dom Quixote” e escrever um texto dissertativo-argumentativo contendo entre 20 e 30 linhas, além do título. “Os objetivos do prêmio são revelar novos talentos, contribuir com o aprendizado da língua portuguesa, promover a literatura e incentivar o hábito da leitura”, destaca Afonso Borges, curador e idealizador do Flitabira.

Somente poderão participar alunos das escolas da cidade de Itabira e da zona rural do município. O Prêmio de Redação contempla estudantes do ensino fundamental e médio com três categorias: de nove a 11 anos, de 12 a 14 anos e de 15 a 18 anos. Cada escola pode participar com uma redação por categoria. As redações selecionadas pelas escolas deverão ser digitalizadas e entregues até o dia primeiro de outubro,  à Comissão Julgadora pelo endereço eletrônico educativo@flitabira.com.br. Os vencedores serão divulgados durante o Flitabira, que vai acontecer entre 26 e 31 de outubro de 2021.  Os alunos vencedores receberão premiação em dinheiro, que varia de acordo com a colocação.

Uma Comissão Julgadora formada por professores, jornalistas, intelectuais e escritores vai selecionar as melhores redações de cada uma dessas categorias. Os prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugares por categoria serão, respectivamente, mil reais, oitocentos reais, e quinhentos reais. Para a categoria de nove a 11 anos o tema é livre. Informações adicionais estão disponíveis no Regulamento do Prêmio de Redação que pode ser baixado no site www.flitabira.com.br ou pelo e-mail educativo@flitabira.com.br. O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *