O Parque Estadual Mata do Limoeiro, recebeu o reconhecimento do Prêmio Gestão Ambiental 2021 pelo destaque ao seu programa de Educação Ambiental, o “Limoeiro em Ação”. Foram selecionados 16 projetos, entre os quais a atividade implementada na Unidade de Preservação instalada em Ipoema. A escolha do premiado será através das redes sociais. O prêmio de Gestão Ambiental 2021 é uma iniciativa da Organização Não Governamental (ONG) Zeladoria do Planeta, realizada desde 2004, em reconhecimento às iniciativas que se destacaram no desenvolvimento de projetos socioambientais em Minas.
As placas de homenagem pelos destaques foram entregues pelo diretor-presidente da Zeladoria do Planeta, Fernando Benício, à secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo e ao diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Os projetos concorrentes ao prêmio são indicados por uma comissão independente de avaliação, sorteados entre os 7.500 filiados à Zeladoria do Planeta, que analisam projetos de empresas, instituições e pessoas que se destacaram.
De mais de 120 projetos recebidos, a organização selecionou 16 que mais contribuíram para excelência, exemplo e modernidade nas questões ambientais de alta relevância. As 16 iniciativas selecionadas, entre empresas, projetos e personalidades, vão disputar o destaque do ano, concorrendo a um troféu especial. O vencedor será conhecido em outubro deste ano num evento híbrido (presencial e virtual). Em 2021, um dos inovadores critérios para escolha será a produção e divulgação de um vídeo sobre os projetos, além da quantidade de curtidas nas redes sociais.
Limoeiro em Ação
O programa de Educação Ambiental foi criado em 2014 e está baseado em quatro eixos: Limoeiro integrado; aqueça seu coração; comunidades no parque e turismo em movimento. São 27 projetos distribuídos nesses eixos, que são direcionados a públicos diferenciados e específicos: Ecofolia; Árvores dos sonhos; Cinema no Parque; Limoeiro mais verde; Nas trilhas do Limoeiro, entre outros. O objetivo geral dos projetos é aproximar as pessoas aos objetivos de criação da unidade de conservação, promovendo a interação com o meio ambiente e com a Mata do Limoeiro, além de conscientizar sobre a necessidade de preservação da biodiversidade.
Para o gerente do Parque Estadual da Mata do Limoeiro, Alex Amaral, o desenvolvimento das ações do programa permite uma maior aproximação com as comunidades do entorno e com os turistas, além dos eixos do programa permitir uma diversificação dos públicos alvos. “Isso é muito importante porque dá visibilidade para o parque e uma dimensão que propicia alcançar diversos públicos da sociedade, além disso, faz com que cada vez mais as pessoas saibam da existência do parque e compreendam os objetivos de sua criação. Dessa forma, vamos atingindo nosso objetivo maior que é a proteção ambiental”, disse.
Deixe um comentário