Energia da Cultura: Cemig celebra Dia do Documentário Nacional

A agenda do #Energia da Cultura desta semana destaca o apoio da Cemig tanto para as formas tradicionais de arte quanto para o trabalho das novas gerações de artistas. O Dia do Documentário Nacional não poderia ser esquecido, e, para celebrar esse dia, nada melhor que mergulhar no universo coreográfico do Grupo Corpo com o documentário Grupo Corpo 40 anos. Confira as atrações, gratuitas, na página da Cemig no Facebook.

FCS: Mostra on-line  I S O L A M E N T O, da Escola de Tecnologia da Cena do Cefart

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Escola de Tecnologia da Cena, do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart realiza a nova Mostra on-line com o título de I S O L A M E N T O, que tem como tema o distanciamento social e seus desdobramentos. A mostra compreende todos os trabalhos finais dos alunos do Curso Básico de Tecnologia da Cena. O suporte final dos trabalhos é, necessariamente, o audiovisual. A ideia da exposição é aproximar ao máximo os visitantes de uma galeria real, por isso as obras terão detalhes das técnicas utilizadas e uma curadoria da disposição das obras.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

No programa desta semana, a orquestra apresenta obras do chamado período pré-clássico. Serão executadas obras de Nunes Garcia, J.C. Bach, Boccherini, Gluck e Haydn. O regente convidado Luís Gustavo Petri,  regente titular da Sinfônica de Santos, conduz a orquestra e os solistas Rommel Fernandes no violino e Philip Hansen no violoncelo. O concerto ficará disponível no canal do Youtube da Filarmônica e pode ser visto gratuitamente a qualquer momento, após a estreia.

Museu Mineiro apresenta: Exposição Amigas da Cultura

A exposição celebra a doação de 44 peças do acervo da Associação Amigas da Cultura para o Museu Mineiro. O público terá oportunidade de apreciar uma Coleção de Imaginária Mineira e peças de prata. Também, conhecer a Associação Amigas da Cultura que foi criada informalmente no ano de 1953, quando um pequeno grupo de mulheres mineiras e estrangeiras se reuniu com a proposta de realizar atividades socioculturais diversas, visando a compartilhar conhecimentos sobre Literatura, Arte e Ciência, ampliar os conhecimentos de suas integrantes e se aproximar culturalmente de intelectuais e artistas mineiros.

Dia do Documentário Brasileiro Grupo Corpo 40 Anos – O Primeiro Espetáculo

O cinema nasceu do documentário, quando a primeira câmera registrou “A Chegada do Trem na Estação”, dos irmãos Lumiére. É esse gênero que lança a sétima arte para o mundo. No Brasil a produção de documentários começou no final do século 19 com Affonso Segretto, um imigrante italiano, que filmou sua chegada ao Rio de Janeiro, após uma viagem de navio. Em 1936 foi criado o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince), idealizado por Edgar Roquete-Pinto, onde foram produzidos centenas de documentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *