Coes permite retorno na gratuidade do transporte coletivo para idosos

Nesta quinta-feira (1º), o Centro de Operações Emergenciais em Saúde (Coes) de Itabira se reuniu para deliberar, entre outras questões, sobre a volta da gratuidade para idosos, em horário integral, no transporte público coletivo. A autorização será válida a partir do sábado (3) e acontece porque o grupo já foi vacinado com as duas doses contra a covid-19. Também foram consideradas a queda da taxa de transmissão do coronavírus e a taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade, atualmente inferior a 50%.

Desde janeiro, pessoas de 65 anos estavam com o benefício restrito apenas aos horários de 10h às 16h, e de 20h às 6h. A determinação foi pensada devido à incidência dos casos da covid-19 em Itabira no início do ano, diminuindo o número de passageiros nos horários de pico do transporte coletivo, sobretudo porque idosos constituem o grupo de risco para a doença. Itabira já aplicou 50.638 doses dos imunizantes disponíveis. O número de usuários que tomaram a primeira dose é 36.100. Já a população com duas doses das vacinas é de 14.538 pessoas. A taxa de retransmissão (RT) caiu esta semana e está em 0,91.

Prefeito Marco Lage, e Secretária Luciana Sampaio

O Coes Itabira, formado por secretários e servidores municipais para coordenar as ações de resposta à pandemia, reforça a importância de o público continuar seguindo os protocolos de segurança sanitária, mesmo com a gratuidade do transporte público para idosos em horário integral. “Os usuários e trabalhadores das linhas de ônibus devem manter os cuidados básicos, como a higienização constante das mãos, o uso obrigatório da máscara, veículos higienizados e com janelas abertas e o distanciamento social. A recomendação é para que eles só saiam de casa se não houver alternativa”, alerta a secretária de Saúde, Luciana Sampaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *