Na comparação entre abril de 2021 e o mês anterior, a procura das empresas por crédito registrou alta de 1,2%. Segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, os negócios do setor de Comércio foram os que mais buscaram por recursos financeiros, com expansão de 2,1%, enquanto o segmento de Indústria teve queda de 2,3%. Confira os dados completos nos gráficos abaixo.
De acordo com o economista Luiz Rabi, o comportamento das empresas diante ao mercado de crédito continuou sendo pautado pelas imposições ligadas ao cenário de saúde no país. “Trabalhando de forma reduzida e lidando com as medidas de distanciamento social, muitos negócios ainda têm prejuízos com o fluxo de caixa. Dessa forma, grande parte do crédito requerido é direcionado para as negociações de dívidas, financiamentos de curto prazo”, comenta.
No comparativo por porte, as médias empresas lideraram a busca por crédito, registrando aumento de 1,5%. Já para as grandes a alta foi de 1,3%, enquanto as MPE marcaram 1,2%. “Os donos de micro e pequenos negócios podem aguardar a possibilidade de novas linhas de crédito que serão disponibilizadas pelo governo,” disse o especialista. Ainda na análise mensal, a região Sul ganhou destaque, com crescimento de 4,7%.
Deixe um comentário