O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Andrade “Vetão” (PSB), esteve quarta-feira (26) com o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) discutindo a atuação dos Conselhos Tutelares durante a pandemia da covid-19. O vereador ressaltou que a atuação do órgão é imprescindível para a prevenção e combate a eventuais violações de direitos de crianças e adolescentes, cujo convívio social, atualmente, restringe-se ao âmbito familiar onde, comprovadamente, ocorrem os maiores índices de violência.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os registros de violência física, sexual e psicológica contra as crianças aumentaram exponencialmente. “Estive com o deputado Lafayette Andrada e, após um pedido feito por mim, ele protocolou no Congresso um projeto de lei que torna os Conselhos Tutelares como atividades essenciais. Caso aprovado, a classe poderá vir a receber a vacina contra Covid-19 e outras benfeitorias. Estou muito feliz, é um feito muito grande”, declarou Weverton Vetão.
O presidente da Câmara de Itabira carrega essa bandeira desde 2013, quando foi eleito conselheiro tutelar. Atualmente, Vetão segue cobrando políticas públicas e uma maior participação da população no combate à violência sexual contra as crianças e adolescentes. Com o isolamento social e a limitação das atividades presenciais, os serviços de proteção perderam parte do controle sobre registros e ocorrências, o que torna a situação crítica e sem o devido acompanhamento das autoridades competentes.
Deixe um comentário