Liberado cadastramento para castração de cães e gatos

Com o intuito de controlar a população de cães e gatos em Itabira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta semana o cadastro para castração de animais domiciliados e em situação de rua. Além do processo de esterilização, os animais serão chipados para identificação de localização e dos tutores de cada um. O serviço será prestado mediante um pré-cadastro no link: bit.ly/cadastrocastrapetitabira.

A equipe de Zoonoses irá selecionar os candidatos de acordo com as prioridades estabelecidas pelo setor. Serão oferecidas palestras educativas antes do procedimento cirúrgico, para informar e esclarecer dúvidas em relação à cirurgia e o pós-operatório. Os profissionais irão orientar, ainda, sobre a importância da adoção de animais, guarda responsável, controle de ectoparasitas e verminoses, além da prevenção de zoonoses e outras enfermidades.

A ação é uma parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Urbano (SMDU) e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi). O procedimento de castração será realizado em veículos “Castramóvel”, que será cedido pelo Consmepi ao município de Itabira. O processo será dividido em seis etapas.

O responsável pelo animal fará o cadastro no link. A equipe da secretaria irá fazer a seleção;
Os interessados selecionados irão participar de palestras educativas. A equipe agendará a data, horário, local e fará o esclarecimento de todo o procedimento cirúrgico. Acontece a realização do procedimento cirúrgico e microchipagem, de acordo com o agendamento (o responsável deve aguardar a liberação do animal no local); e o animal será liberado com recomendações do pós-operatório, que deve ser seguida pelo responsável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *