Itabira participa de programa para prevenção à corrupção

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Auditoria Interna e Controladoria, participou do lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) proposto pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). O evento online foi realizado no dia 20 de maio, por meio do canal do Youtube do TCU.

Maurício Mendes

O objetivo da implantação do programa é criar mecanismos que identifiquem a vulnerabilidade das instituições no combate de atos de corrupção. Para o secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria, Maurício Mendes, participar do lançamento condiz com os ideais do governo do prefeito Marco Antônio Lage, que tem como premissa fundamental o combate à corrupção e a atos ilícitos enfatizando o controle interno, a melhoria dos sistemas de monitoramento e prevenção da corrupção.

Toda a equipe da Secretaria Municipal de Auditoria Interna e Controladoria participou do lançamento do PNPC. A iniciativa é voltada a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três Poderes em todos os estados da federação) e tem como finalidade reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Também foi lançada a plataforma “e-Prevenção”, um sistema de autosserviço em auditoria que permitirá ao gestor avaliar as boas práticas de prevenção à corrupção e ter acesso a sugestões para a implementação de melhores condutas. O sistema oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Por meio da ferramenta de autosserviço online contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *