Implantada na Delegacia de Itabira vistoria eletrônica de veículos

Foi implementada nesta segunda-feira (24) vistoria eletrônica de veículos automotores na Unidade da Polícia Civil de Itabira, e atendendo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O projeto tem como três principais finalidades: modernização do serviço público, otimização da prestação do serviço ao cidadão e conferir maior controle e segurança aos atos de registro e licenciamento de veículos automotores. Com a vistoria eletrônica, haverá mais agilidade, economia e racionalização dos recursos públicos, segundo a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG).

Entre as vantagens, a substituição do decalque em meio físico pela leitura ótica, permitindo-se o armazenamento informatizado da imagem. A integração dos sistemas preexistentes do Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (DETRAN/MG), agilizando a geração dos novos modelos de placa. O armazenamento das vistorias eletronicamente. A disponibilização do laudo na internet ao cidadão, trazendo transparência acessibilidade da informação. E a inclusão do campo hodômetro no laudo, trazendo informações mais fidedignas ao cidadão.

Haverá a redução do tempo de realização da vistoria. Limitação geográfica para a realização da vistoria. Necessidade de aprovação da vistoria para a geração eletrônica do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Restrições da data e hora de operação do sistema, o qual é desativado automaticamente fora do horário do expediente. Nas próximas semanas, a vistoria eletrônica será estendida para os seguintes municípios que fazem parte da área de abrangência da Delegacia Regional de Itabira: Santa Bárbara, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Maria de Itabira e Ferros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *