Ritmo de Retransmissão da covid-19 em Itabira é considerado “baixo”

Boletim de Monitoramento Semanal Covid-19, publicado dia 13 de maio, trás que o Ritmo de Transmissão (RT) do coronavírus está em 0,81% no patamar “baixo” de circulação do vírus. Abaixo de 0,5% é considerado muito baixo, acima de 0,9% moderado, entre 1,2% e 1,6% risco alto, e finalmente muito alto acima desse percentual limite. O dado significa que a cada mil infectados, outras oito pessoas terão contato com o vírus.

Essa aferição foi baseada no modelo rt.live realizado pelo Grupo Interdisciplinar em Simulação e Inteligência Computacional da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira, entre os dias seis e doze de maio. A média consideração variação de 0,54% e 1,12% no período. Baseados nesses números o mês de abril de 2021, foi o de menor ritmo de retransmissão da doença.

Mortes

Com 316 óbitos confirmados de nativos de Itabira, hospitalizados em unidades de outros municípios, ou nos Hospitais Nossa Senhora das Dores (HNSD), Municipal Carlos Chagas (HMCC), e ainda Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI), a maioria são de pacientes do sexo feminino: 170. No entanto, os homens são os que mais contraem a doença: quase 60%. A ocupação dos leitos covid-19, até dia 14, estava em 73% nos intensivos, e 25% nos clínicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *