Unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) abriram as portas em Itabira neste sábado (15) para a vacinação contra a covid-19 e o vírus influenza. A ação faz parte da nova estratégia desenhada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para as campanhas de imunização, que dá mais protagonismo aos postos dos bairros e diminui as filas nos drive-thrus. Neste sábado o funcionamento foi de 8h às 17h, nos PSFs dos bairros: Fênix, Clóvis Alvim, Pedreira I e II, Santa Ruth e Santa Marta, Gabiroba de Cima I e II e João XXIII e Machado.
O atendimento ocorreu por agendamento para se evitar aglomerações. As duas campanhas contemplam idosos com idades acima de 60 anos. Também já estão sendo chamadas algumas pessoas com comorbidades ou deficiência permanente para a imunização contra da covid-19. O serviço foi acompanhado pela coordenadora de Gestão em Saúde, Vânia Maimone, e pela superintendente de Ação em Saúde, Luthiene de Freitas Mota.
Elas percorreram os PSFs e conversaram com funcionários e pessoas da comunidade. A aposentada Geralda Úrsula, de 61 anos, foi uma das que compareceram ao PSF do Gabiroba de Cima nesta manhã. Ela estava ansiosa para receber a vacina contra a covid-19 e fez questão de pedir que o momento fosse registrado, para mostrar à família. “Muito importante ter a vacina assim tão perto de casa. É mais tranquilo e a gente já conhece todo mundo do PSF, não preciso me deslocar e rapidinho estou vacinada”, disse a senhora, que recebeu a primeira dose da AstraZeneca.
“É uma estratégia que a gente adotou desde os últimos calendários divulgados e que tem dado muito certo. Desafogamos os drives-thrus da Prefeitura e da Funcesi e damos mais protagonismo aos PSFs. Além de valorizar as equipes locais, que passam a se sentir parte atuante desta campanha de vacinação histórica contra a covid-19, nós fortalecemos os vínculos da comunidade com o posto do bairro”, comenta a coordenadora Vânia Maimone.
Além dos PSFs, a vacinação contra a covid-19 segue também nos drive-thrus da Prefeitura e na Funcesi. Neste sábado as duas estruturas estão funcionando para vacinar com a segunda dose de Coronavac pessoas com idades entre 68 e 69 anos. Na segunda-feira (17), a imunização com a dose complementar segue no estacionamento da Funcesi, dedicada a pessoas com 67 anos. Paralelo ao calendário de idosos, a Secretaria Municipal de Saúde abriu cadastro para as pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes.
Deixe um comentário