Boletim Epidemiológico Semanal publicado em sete de maio, aponta o panorama da pandemia em Itabira. O maior percentual dos casos positivos para a infecção pelo vírus foi de indivíduos do sexo masculino 9783 (58%); porém entre os óbitos, a maioria foi de mulheres, 167 (54%). Até a data da publicação, a cidade havia somado 310 vítimas fatais, a maioria, idosos e portadores de comorbidades clínicas.
Ter duas ou mais doenças crônicas associadas, diminui a capacidade de o paciente ter resposta ao tratamento. Essa foi à situação de 88% dos casos fatais da enfermidade. Foram contabilizadas durante a pandemia 26 vítimas da covid-19 com idade inferior a 50 anos. No Brasil uma pessoa é considerada idosa pelo Ministério da Saúde, ao completar 60 anos. Foram três a cada quatro óbitos, dentro dessa faixa etária. Clique aqui e baixe o documento.
Os bairros com mais incidência do coronavírus, conforme o documento são: Gabiroba (8%), Praia (5%), Centro (4%), Bela Vista, Major Lage de Baixo, Santa Ruth, São Pedro, Amazonas e Pedreira (3% em cada localidade), e Água Fresca, Machado, Fênix, Eldorado e Campestre (2%). Os demais estão em 1% ou abaixo desse percentual. A taxa de retransmissão se mantém em 0,76 (risco baixo de transmissão por infectado).
Deixe um comentário