Parque Estadual Mata do Limoeiro está reaberto ao público

A cidade de Itabira está na onda amarela do programa do Governo do Estado Minas Consciente, com maior flexibilização das restrições provocadas pela pandemia. O Parque Estadual Mata do Limoeiro, Unidade de Preservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), desde dois de maio está novamente aberto para visitação. No entanto, para conhecer as belezas naturais é necessário atender regras, como a dispensação dos resíduos.

“Essa reabertura foi possível graças a mudanças da classificação de Itabira no programa Minas Consciente. Para visitação do parque não é necessário fazer agendamento, só que estamos trabalhando com restrições, entre elas o numero de visitantes por dia. No parque é permitido que o visitante traga seu lanche e sua bebida. Mas sugerimos que ambos estejam condicionados em recipientes adequados, evitando acidentes,” revelou Alex Amaral Oliveira, gestor da Unidade de Preservação.

Para chegar ao Parque, basta se deslocar até Ipoema (distrito de Itabira) e seguir por aproximadamente quatro quilômetros de estrada de terra, sentido Nossa Senhora do Carmo, antiga sede da Ipocarmo, desativado núcleo de educação rural. “Chegando ao parque você será recebido por nossos colaboradores que vão orientar por mapa as cachoeiras, além de mostrar as salas temáticas, também abertas para a visitação,” explicou Alex.

A Unidade de Preservação do IEF prepara a reativação da “Trilha dos Sentidos,” um caminho em meio à mata com olhos vendados, incentivando a percepção da natureza através de outros estímulos sensoriais. “A Trilha dos Sentidos foi adaptada para que possamos realizar com segurança para quem faz, e para quem ira conduzir a caminhada. Então quem ainda não viveu essa experiência, em breve teremos novidades,” comemorou o gestor.

É obrigatório o uso de mascara. É necessário que os visitantes tragam álcool em gel e água. “Informamos que o Parque Estadual Mata do Limoeiro pertence à comunidade. A Unidade de Conservação é de Itabira, e mesmo com essas restrições estaremos felizes, e ao mesmo tempo preparados para melhor recebê-los,” finalizou Alex do Amaral Oliveira, incentivando a visitação principalmente dos adeptos do ecoturismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *