O Governo do Estado de Minas Gerais anunciou que quatro microrregiões de saúde, entre elas Itabira e João Monlevade poderão avançar para a onda amarela do programa Minas Consciente a partir de sábado (8). A decisão foi tomada quinta-feira (6) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no Estado.
O grupo avaliativo conta com integrantes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Associação Mineira dos Municípios e da Defensoria, entre outros órgãos. Sobre a deliberação pela progressão para a onda amarela em Itabira e na vizinha João Monlevade, foi considerada a queda na taxa de ocupação de leitos.
A incidência do coronavírus em Minas teve aumento de 11% nos últimos sete dias. Já a positividade, ou seja, o percentual de pessoas com sintomas que testam positivo para covid-19, se manteve em 39%, mesmo índice da semana passada, indicando estabilidade da doença. A pressão por leitos no Estado, por sua vez, diminuiu, passando de 179 pessoas na fila de espera, na última semana, para 157 nesta semana.
Deixe um comentário