Parceria Público Privada (PPP) inédita entre o Centro de Referência do Agronegócio Sustentável de Itabira e Região (Crasir) e o Banco de Alimentos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) beneficiou durante todo o mês de abril, instituições filantrópicas no município. Foram disponibilizados alimentos às pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade alimentar e nutricional, assistidas por essas entidades.
De acordo com o titular da SMAA, Mauro Lúcio Ferreira, um produtor de hortaliças do Crasir repassou 1.477 quilos de batata-doce à pasta como contrapartida pelo uso de terras da Fazenda São Lourenço, antiga Fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), hoje Crasir, na localidade de Posto Agropecuário, em Candidópolis. Toda a produção foi doada ao Banco de Alimentos para que o equipamento público complementasse suas ações de segurança alimentar.
Coube a ferramenta distribuir o produto cultivado sem uso de defensivos químicos às entidades previamente cadastradas, a fim de auxiliar na diversificação das necessidades alimentares de centenas de pessoas assistidas. Foram beneficiadas: Instituição de Longa Permanência Lar de Ozanan, Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Cáritas Diocesana, Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira (Apae).
Nessa etapa foram seis instituições beneficiadas pela ação. A iniciativa aconteceu após a aprovação do conselho gestor do Crasir, composto por representantes da Secretaria, Sindicato Rural de Itabira, Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) e instituições de ensino superior em Itabira (Una e Funcesi).
“O Banco de Alimentos é um equipamento público de segurança alimentar, que tem como principal objetivo arrecadar alimentos onde tem abundância e levá-los onde há escassez. Nessa parceria com o Crasir todos ganharam, principalmente as famílias beneficiadas com os alimentos”, afirma o diretor de Agricultura e Apoio ao Pequeno Produtor, Antônio Adelson de Oliveira Santos.
***
Boa coisa ajudar ao próximo
Ajudando o próximo achei muito importante