Museu de Itabira ganha nova identidade na comemoração de 50 anos

Nesta quinta-feira (29) o Museu de Itabira completou 50 anos e ganhou nova identidade visual. Após a realização de concurso em parceria entre a Prefeitura de Itabira e a faculdade UNA, o museu ganhou uma logomarca original feita pela itabirana Elysa Mendes, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição de ensino superior. Apostando no clássico formato das portas históricas que encantam quem passa pela fachada do museu, a marca feita por Elysa foi escolhida depois de passar por avaliação técnica e votação popular.

Ao todo, seis propostas foram inscritas no concurso e a comunidade itabirana, por meio de voto popular nas redes sociais da Prefeitura e Una, escolheram as três melhores identidades. Estas foram encaminhadas, sem identificação dos nomes dos candidatos, à comissão julgadora formada por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo; Coordenadoria de Comunicação Social; direção e professores de Arquitetura e Urbanismo da UNA e membros do setor cultural de Itabira.

Seguindo os critérios técnicos como a contextualização da marca, comunicação clara e coesa, alinhamento com o edital, viabilidade técnica e aplicação da logomarca. De acordo com a comissão organizadora do concurso, a proposta vencedora passou por uma adequação, mas preservou a ideia, a sensibilidade e o olhar de Elysa. A comissão explicou que o procedimento foi necessário porque os órgãos públicos mantêm um setor de comunicação oficial que padroniza a identidade do Governo seguindo normas e manuais. Por isso, as adequações foram feitas de forma singela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *