Por falta de vacinas Secretaria de Saúde suspende calendário de imunização

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplica, nesta sexta-feira (30), os últimos imunizantes da Coronavac disponíveis para a segunda dose no estoque do município. Para dar continuidade ao calendário divulgado recentemente, as equipes de imunização aguardam novo envio de vacinas. A imunização da segunda dose, portanto, está suspensa devido ao envio insuficiente. O problema tem sido verificado em todo país e está relacionado à defasagem na produção e distribuição por parte das demais esferas.

“Na nossa região também não é diferente, com muitos municípios já suspendendo a vacinação de segunda dose desde o início da semana. Até tivemos pessoas de outras cidades que vieram para Itabira na tentativa de receber a imunização complementar. Felizmente, ainda conseguimos avançar bastante, chegando até os 69 e 70 anos nesta sexta-feira, mas agora teremos que interromper até a chegada de novas doses, o que esperamos para a semana que vem”, diz a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Leandra Figueiredo.

Nessa quinta-feira (29), Itabira e outras cidades da região encaminharam ofícios à Gerência Regional de Saúde (GRS) informando a escassez de imunizantes e a necessidade de novos envios da Coronavac. Nesta sexta-feira, as últimas vacinas foram aplicadas mediante entrega de senhas nos drive-thrus da Prefeitura de Itabira e da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). Desde a divulgação do calendário mais recente, mais de 3,5 mil doses foram destinadas aos idosos com idades entre 79 e 71 anos em Itabira. Desde o início da campanha de vacinação, até o dia 28 de abril, a SMS já aplicou 26.042 doses contra a covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *