Parque do Limoeiro poderá passar por modernização

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, durante visita à Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, se reuniu com o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Augusto Melo Malard. Os dois conversaram sobre o Parque Estadual Mata do Limoeiro, gerenciado pelo órgão do Governo de Minas Gerais. Em pauta, um projeto de modernização do equipamento público, com vertentes que aproximem o desenvolvimento de conhecimento e a atividade turística.

Estrategicamente localizado na Serra do Espinhaço, entre os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, o Parque Estadual Mata do Limoeiro possui cerca de 2 mil hectares e está a sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.  A Unidade de Conservação possui diversos atrativos naturais, além de fauna e flora privilegiadas, inclusive com espécies ameaçadas de extinção.

Durante a conversa, o prefeito de Itabira expôs a ideia de que o Parque do Limoeiro se consolide como um centro de pesquisa ambiental referência para o estado de Minas Gerais. O plano que começou a ser discutido entre as partes incluiria novos equipamentos para a unidade, com protagonismo para os laboratórios científicos.

“É um plano que está diretamente ligado às vocações que Itabira precisa desenvolver para ser uma cidade sustentável. Um plano diretamente ligado à produção do conhecimento e ao turismo, duas atividades que podem funcionar de mãos dadas naquele espaço maravilhoso que é a Mata do Limoeiro. O parque tem potencial para ser referência científica e socioambiental, desde que pensemos no projeto de modernização seguindo neste sentido”, diz o prefeito Marco Antônio Lage.

Ainda de acordo com o prefeito, a intenção é de que o plano envolva a Prefeitura de Itabira, o Governo de Minas, por meio do IEF, e a mineradora Vale, que já anunciou aporte milionário para novas infraestruturas no Parque. “Um projeto que envolva todas as partes, que alinhe propósitos e que possa agregar valor social a esta unidade de conservação”, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *