Abertura do Sempre Um Papo Itabira

Por iniciativa do Instituto Cultural Vale, estreou quarta-feira (14), o Sempre Um Papo Itabira, projeto de incentivo à leitura, com 35 anos de realização ininterrupta. Planejado para se realizar mensalmente, o primeiro encontro contou com a participação de um ícone do jornalismo e da literatura brasileiros, Zuenir Ventura, que falou de seu livro “Minhas Histórias dos Outros”, que está em edição revista e ampliada, pela Companhia das Letras. O encontro foi mediado por Afonso Borges, idealizador do Sempre Um Papo, e contou com intérprete de Libras. A edição do projeto está acontecendo de forma virtual, devido à pandemia da covid-19, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo.

Zuenir Ventura é um jornalista mineiro, que vive no Rio de Janeiro, e que já recebeu inúmeros prêmios por suas reportagens.  É colunista, desde os anos de 1990,  do jornal O Globo, é autor de livros clássicos como “1968: O Ano Que Não Terminou” e foi eleito, em 2014, para a Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro contato com Itabira foi através de Carlos Drummond de Andrade, o renomado poeta itabirano, que concedeu entrevista exclusiva para Ventura, em 1980. “Nessa entrevista com o Drummond, definitivamente, eu fiquei fã de Itabira, sem conhecer Itabira”, lembrou o autor. Desde a famosa entrevista com Drummond, Zuenir passou a ter um contato maior com a cidade.

“Itabira realmente, a partir do Drummond, foi uma referência na minha vida. Eu me identifiquei realmente com a cidade”, confessou Zuenir durante a descontraída conversa com Afonso Borges. Por seu grandioso trabalho e o furo jornalístico com Drummond, que ajudou a complementar mais capítulos na história de Itabira, Zuenir foi convidado para inaugurar o Sempre Um Papo no município. Este primeiro evento abordou sobre o livro “Minhas Histórias dos Outros”, que está em pré-venda nas livrarias e o responsável pela organização da obra foi o filho do autor, Mauro Ventura, que participou do encontro, e contou sobre as novidades dessa edição. O acesso é pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=RZaUy79XKSk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *