Cemig reforça dicas de economia de energia com a adoção da onda roxa

Istock/Cemig Divulgação

Com a adoção da onda roxa do Plano Minas Consciente em todas as regiões do Estado, como forma de conter a propagação da covid-19, as pessoas devem permanecer mais em casa e utilizar ainda mais a energia elétrica. Por isso, a Cemig destaca uma série de medidas para que a conta de energia não aumente significativamente e comprometa o orçamento das pessoas.

A recomendação das autoridades é sair de casa apenas em situações de extrema necessidade; além disso, muitas empresas continuam no sistema de home office para preservar a saúde de seus trabalhadores. Dessa forma, as famílias precisam ficar atentas ao consumo de energia de computadores e periféricos.

Uma das recomendações é que, ao se ausentar por curto período de tempo, o monitor deve ser desligado. Outros componentes, como impressoras e caixas de som, também devem ficar desligados quando o computador não estiver sendo utilizado. De acordo com o engenheiro de eficiência energética Welhiton Adriano de Castro Silva, da Cemig, o consumo de energia depende de variáveis.

“Dessa forma, podemos economizar energia, reduzindo a potência de equipamentos, por substituição (caso das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED) ou, quando possível, por regulagem, como é o caso do forno elétrico, chuveiro ou do ar-condicionado ou o tempo de utilização dos aparelhos, como no caso do ferro elétrico, da lavadora de roupas e também do próprio chuveiro”, explica o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *